Autocarro humano, a melhor forma de ir para a escola. A pé pelo bairro

O ‘autocarro humano’ ou ‘pedibus’ é uma forma de promover o “andar a pé” nos trajetos habituais das famílias. A ideia é muito simples: as crianças deslocam-se em grupo e a pé para a escola, com percursos e horários pré-definidos, acompanhadas por um ou dois adultos. O percurso inclui vários pontos de encontro, ou ‘paragens’, de modo a passar perto das casas das crianças. 

Um autocarro humano convida as famílias que moram perto da escola a trocarem o automóvel ou o transporte público por uma pequena e saudável caminhada nas deslocações casa-escola. É também um facilitador da socialização entre pais e crianças, entre os adultos que voluntariamente lideram o autocarro humano, e entre as crianças do bairro, fortalecendo-se as relações de vizinhança e de confiança entre as famílias e entre gerações. 

A APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, mobiliza comunidades escolares para a organização de ‘autocarros humanos’ para que as crianças vão a pé para a escola. O projeto SigAPÉ decorre em Lisboa, em cinco escolas das freguesias da Penha de França, Santa Maria Maior, S. Vicente e Arroios, com alunos dos 3º, 4º e 5º anos. 

A ZEBRA é parceira da iniciativa e aplaude esta ideia tão simples e divertida que dá às pessoas a oportunidade de andarem a pé como parte integrante da sua rotina.

Por que é que precisamos de mais ‘autocarros humanos’?

As crianças de hoje deixaram de ir a pé para a escola, que era uma forma divertida e funcional de se manterem fisicamente ativas. Os carros não eram um problema e as rotinas de trabalho dos adultos eram menos pressionantes. Além disso, hoje existem inúmeros obstáculos à livre deslocação das crianças no espaço público: barreiras à acessibilidade e segurança, como a velocidade excessiva dos veículos, passeios estreitos e em mau estado e estacionamento em cima dos passeios, e a perceção de risco associada à criminalidade, que impede as crianças de circularem desacompanhadas de adultos. 

O autocarro humano propõe o envolvimento ativo da comunidade escolar para que as crianças que moram perto possam fazer o trajeto casa-escola a pé.

Projeto SigAPÉ – o Pedibus nos bairros históricos de Lisboa

O projeto SigAPÉ é coordenado pela APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil. Inclui como parceiros o Coletivo ZEBRA, a ACA-M, o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, a Voz do Operário e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente. O projeto é realizado com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa através do Programa BIP/ZIP 2017.

ANDAR A PÉ MUDA TUDO: São muitas as razões para andar a pé e outras tantas as motivações.

A ABRIR CAMINHO: A Ciência explica-nos os benefícios de andar a pé. Quem pratica também.

A CRIAR RAZÕES E MOMENTOS para ir a pé. 

LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA: Andar a pé é uma forma de ser livre. Ao seu ritmo e no seu tempo.

© All rights reserved

Made with ❤

pt_PTPortuguês
pt_PTPortuguês en_GBEnglish (UK)