Os passeios com artistas e criadores marcam os festivais AV em Newcastle

[vc_row css=”.vc_custom_1471128348224{margin-right: 30px !important;}”][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][rev_slider_vc alias=”festivalAV”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][mkdf_dropcaps type=”normal” color=”#CE7B4F” background_color=””]O[/mkdf_dropcaps] AV é um inspirador e aclamado festival bienal, que se prolonga por todo um mês em Newcastle. É sempre em março, nos anos pares. É um festival internacional de arte, tecnologia, música, literatura e cinema. Atrai gente do norte de Inglaterra e da Escócia mas também de todo o mundo.
O AV Festival cultiva o “slow”, pretende dar tempo ao tempo, e tem uma particularidade: [mkdf_custom_font content_custom_font=”muitos dos eventos de todos os 31 dias do festival passam por caminhadas partilhadas por criadores artísticos e pelo público. É famosa a slowalk (marcha lenta) do último dia.” custom_font_tag=”p” font_family=”helvetica” font_size=”26″ line_height=”30″ font_style=”normal” text_align=”left” font_weight=”400″ color=”” text_decoration=”none” letter_spacing=””]

A primeira vez do AV fugiu ao que viria a tornar-se regra, foi num ano ímpar, 2003. Envolveu 21 palestras, para além de 29 sessões com filmes, teatro e música. A abertura foi com a The Cinematic Orchestra.
Foi a partir de 2006 que o festival se tornou bienal e temático. Tema para 2006: as ciências da vida, tratadas em “Lifelike” . Depois, em 2008, tudo se voltou para a transmissão: “Broadcast”; em 2010, “Energy” ; em 2012, o tema focou-se numa atitude cultivada pelo festival: “As slow as possible”. O tema para 2014 foi “Extraction” , em volta da transformação dos materiais.
Em 2016, o Festival AV de Newcastle antecipou a estreia para o sábado, 27 de fevereiro e, coincidindo com a eleição de Jeremy Corbyn para líder dos trabalhistas britânicos e o caso de popularidade de Bernie Sanders nas primárias das presidenciais nos EUA, o tópico para tudo foi o da discussão dos caminhos do socialismo mo tempo atual: “Meanwhile, what about socialism”.

Comum a todas as edições, os passeios a pé, com conversas entre criadores e o público.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]